sexta-feira, 27 de junho de 2008

BIBLIOGRAFIA...



Magic, Culture and the New Economy (Paperback)by Orvar Lofgren (Editor), Robert Willim (Editor)
para ler nas férias...

quarta-feira, 25 de junho de 2008

segunda-feira, 23 de junho de 2008

BIBLIOGRAFIA...


"A l'origine de ce livre se trouve un questionnement autour de l'environnement. Comment peut-on le définir ? Quel est notre rapport à cet "environnement" ? Quelle est l'influence de la société sur lui ? L'idée générale est de montrer que nos relations et nos connaissances de l'environnement sont un mélange d'objectivité et de subjectivité. La haute montagne en est une illustration passionnante en tant qu'espace particulier et inhabituel à la limite des territoires habités."

Patrick Bernard – Ed. Anako – Collection « Mémoires de l'Humanité » - 224 pages – 25 x 30 cm – 280 photos couleurs – ISBN : 291586702X – 35€

quarta-feira, 18 de junho de 2008

SEMINÁRIOS: ANTROPOLOGIA EM ACTUAÇÕES PROFISSIONAIS

SEMINÁRIOS: A Antropologia em actuações profissionais (APA/ICS)
(Coordenação: Susana Matos Viegas, Presidente da Direcção da APA)



DIA 24 DE JUNHO ÀS 16H - Sala 2 do ICS
"Notes from the field: practicing applied anthropology"
Emma Towsend -Gault (Antropóloga, Msc in Development Education for Sustainability, London South Bank University).

segunda-feira, 16 de junho de 2008

domingo, 8 de junho de 2008

Por vezes os museus também se tornam "não-lugares"...

peço desculpa à autora do blogue: http://asenhoradasespeciarias.blogspot.com/ , por publicar sem a devida autorização... mas não resisti em publicar o seguinte desabafo:

"Nunca tive um trabalho que me revoltasse tanto como esse que tenho agora. Acho que o fato de trabalhar num museu de etnologia, com uma reserva fantastica de 300.000 peças, com um imenso potencial de discussão e educação para a cultura e ver tudo isso, perdido em guerras de egos e preconceitos mesquinhos. Saber que muitos dos antropologos e historiadores, que se formam neste pais, não terão acesso a este espaço porque é dirigido por uma panelinha, saida de escolas de politica e administração.Ver tanta incompetência reunida, a começar pelas proprias informações escabrosas dadas aos visitantes, me desespera e me deprime. Eu preciso desesperadamente de um trabalho, num kebab café esta otimo, so preciso de gente normal, com egos de dimensões aceitaveis pelos padrões da paciência humana, quero gente competente ao meu redor, porque quero aprender cada dia e ficarei muito feliz se aprender fazer kebab assim como fico feliz numa sala de aula. O que não da é continuar acordando a cada manhã e saber que todo o meu dia sera um filme absurdo onde a unica sensação que tenho é a perda insuportavel do tempo, porque esse, quando esta perdido, perdido esta, não tem volta" .

fiquemos em meditação!!!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

ARQUIVOS DA MEMÓRIA, III, 2008





o Centro de Estudos de Etnologia Portuguesa da UNL, editou mais um interessante número da revista "Arquivos da Memória. o presente volume intitula-se: "Mundos Urbanos e Contemporaneidade ". uma particularidade interessante a destacar e que é de enaltecer ou até mesmo abençoar, prende-se com o facto da revista estar na integra disponivel online...


BIBLIOGRAFIA A DEVORAR...


uma "introdução" muito interessante...prático e bastante útil.

DIVULGO...

CONVITE À PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES, RECÉM-LICENCIADOS E MESTRANDOS

A Associação Portuguesa de Antropologia (APA) e o Centro de Estudos de Antropologia Social (CEAS/ISCTE) convidam todos os estudantes, recém-licenciados e mestrandos a participar numa sessão plenária de debate sob iniciativa da APA para a criação, divulgação e promoção do perfil do Antropólogo.

A participação de todos é decisiva e por isso contamos com a vossa presença neste encontro que terá lugar no dia 2 de Julho de 2008 pelas 17.30 na sala C104.


DEBATE

O Perfil do Antropólogo

"O Perfil do Antropólogo: conversa sobre um estudo a propósito das saídas profissionais dos antropólogos em Portugal – solicitação de participação"



Oradores:

Susana Viegas (presidente APA)

Paulo Raposo (CEAS/ISCTE)

Catarina Fróis (Delegada APA/ISCTE)