nome do objecto: barbilho
material: madeira de salgueiro
função: serve para desmamar os borregos e os chibos; é colocado na boca dos chibos e dos borregos para evitar que estes mamem.
"Cheguei a fazer aos cento e tal barbilhos para pôr na chibarrada" (António "Cacarne", 85 anos, pastor reformado, Idanha-a-Nova)
2 comentários:
Viva Eddy
Neste momento está a chover em Leiria. Parece que para o Norte a quantidade de água que está a cair das nuvens é muito maior. Até se fala em inundações.
Vem isto a propósito de que em Leiria, ao tentarem abonecar o pavimento do centro da cidade, acho que fizeram asneira. Aquele chão com lajes podia ser engraçado para a fotografia, mas não era nada prático. Muito escorregadio em dias de chuva, um anormal reflector do calor nos dias quentes de Verão. Além do mais, não correspondia em nada à História daquela zona da cidade.
Quando se apresenta com vários blogues no perfil é sempre mais complicado escolher um para deixar uma nota de comentário e cumprimentos. Mas resolve-se.
Aquela sua nota de reportagem na parte final deste post está excelente.
Há que fazer algo de original em que possamos aprender e partilhar o nosso conhecimento.
Um abraço
bem hajas amigo Nunes...ah, face às modernices, por vezes acontece isso mesmo, pouco ou nenhuma funcionalidade...penso que muitas das obras públicas disseminadas por este portugal dito "moderno" ou melhor que quer ser "moderno", europeu, etc..ganhariam e muito se em vez do binómio de destruir/construir, utilizassem o (re)qualificar/estruturar...
um abraço
Postar um comentário