este é deveras um dos melhores livros sobre antropologia da comida em portugal. leiam e se possivel documentem-se sobre uma das temáticas mais interessantes e fundamentais para a profunda compreensão da sociedade contemporanea. pois, tudo passa pela complexa e intrigante pergunta: diz-me o que comes e dir-te-ei quem és.
sábado, 5 de novembro de 2011
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
BIBLIOGRAFIAS
é urgente ler este livro importantissimo da antropóloga Paula Godinho. nele encontramos essa "super-etnografia" que nos clarifica e motiva a insistir com desdobrados esforços na compreensão de um "terreno" que vai muito para além das meras fronteiras da disciplina antropológica.
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
LE QUATTRO VOLTE
um interessante filme (eu diria) etnográfico, com uma carga poética fortissima e espantosa, onde a procura do sentido da vida se revela no espaço e no tempo quotidiano, trazendo de forma admirável, através da imagem, a ciclicidade desses ritmos que o tempo imprime no espaço vivido. A história centra-se em torno de um pastor idoso e doente que aguarda o fim dos seus dias numa aldeia remota nas montanhas da Calábria, no Sul da Itália.
sexta-feira, 10 de junho de 2011
sábado, 26 de março de 2011
DE UM ANTROPÓLOGO
we either make ourselves miserable, or we make ourselves strong. the amount of work is the same.
carlos castaneda
domingo, 13 de março de 2011
A ARTE DE DAR PEIDOS
A ARTE DE DAR PEIDOS
Ensaio teórico-físico e metódico de 1751
Pierre-Thomas-Nicolas Hurtaut
Ilustrado por José María Lema
Incrédulo, o leitor interrogar-se-á: mas então, dar peidos também é uma arte? Se a pergunta o atormentar, irá encontrar a resposta neste pequeno ensaio teórico-físico do séc. XVIII. Clássico da literatura cómica, escatológica e pseudocientífica, A Arte de Dar Peidos confirma-nos que o peido é uma necessidade da natureza, uma condição de boa saúde, que pode e deve ser assumida como uma fonte de prazer. E até de arte, pois dar peidos não custa, custa é saber dá-los.
sábado, 26 de fevereiro de 2011
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
SÉCULO XXI, O SÉCULO DAS DESLOCAÇÕES EM MASSA
(archaicyoungster)
pensemos nisto, daqui a cerca de 50 anos, 1 bilhão de pessoas migrará para as grandes metropoles do ocidente. como muitos autores (virilio) já intitularam, este é o século das migrações em massa. é o tempo da história em movimento e da história sobre o movimento. as causas são variadas: conflitos, mudanças climáticas, deslocações de trabalho, etc...
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)