quinta-feira, 24 de julho de 2008

MARGINALIZAÇÃO SOCIAL

(Fonte:El Pais)

María y Krystov


O fotógrafo francés Pierre Gonnord retrata a solidão dos perdedores que infelizmente cada vez são mais...


...um tema tão falado nestes últimos dias no quotidiano mediático das televisões deste país. a proposito, sempre tive conhecimento que a Câmara de Loures era um exemplo de abertura a todos os niveis, aliás, foi das primeiras instituições municipais a alargar o seu Quadro Técnico de uma forma impressionante. pois o valorado número de antropólogos contratados inscrevia e talvez ainda inscreva um claro exemplo disso mesmo...pessoalmente, não conheço em Portugal outro exemplo como este.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

"FAZER ANTROPOLOGIA"




"doing anthropology"...eis um fantástico video promocional, educativo, civico, etc., para que a sociedade perceba a importância do trabalho antropológico. E nós...o que temos para mostrar? nada, claro! tudo está circunscrito e organizado no mais liminal dos lugares, alguns chamam-lhe mesmo, circulos de poder, redes de poder, redes de entre-ajuda académica, etc..etc..dentro da minha húmilde opinião, penso que já é tempo dos antropólogos que chefiam os departamentos das universidades se abrirem de uma vez por todas a estas lógicas educativas, ampliarem as dinâmicas cientificas, estenderem a projecção do âmago do trabalho antropológico a outras pessoas, ouvir a imensa e anónima "comunidade" de jovens antropólogos espalhados pelo país, ensinar e mostrar ou divulgar antropologia fora destes centros de poder, dar utilidade pública aos infinitos trabalhos que se amontoam nos departamentos das universidades. Que mais não seja, ensinar antropologia na aldeia, no curral, nos corredores dos hospitais, das prisões, nos centros do poder politico, na casa do Ti Armindo, na falésia da praia da Lira, no montado alentejano, na canada conjuntamente com o rebanho, na fronteira, no gueto, no bairro social, etc, etc. divulgar o trabalho de antropólogos e suas enriquecedoras experiências próximo da sociedade, mostrar como a antropologia pode ser útil à sociedade e não apenas dentro das bolorentas salas de uma universidade..apesar de tudo, tenho plena consciência de que esta árdua tarefa já foi iniciada por inúmeros antropólogos portugueses, mas que infelizmente tiveram que lutar contra gigantes aracnídeos socio-politicos e face a estes, cederam...desistiram...renderam-se. Todavia e ao jeito de uma qualquer revolução sem qualquer ideologia grito: ânimo...luta...frescura...

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Para descontrair...

(fonte:El Pais)

Tom Waits/O parto da Borboleta...concerto em Barcelona

quinta-feira, 10 de julho de 2008

RITUAL & PERFORMANCE


uma publicação indispensável...


"TDR focuses on performances in their social, economic, and political contexts. With an emphasis on experimental, avant-garde, intercultural, and interdisciplinary performance, TDR covers dance, theatre, performance art, visual art, popular entertainment, media, sports, rituals, and performance in politics and everyday life. Long known as the basic resource for keeping up with performance studies in all aspects, TDR continues to be a lively forum of debate on important performances in every medium, setting, and culture. "




http://www.mitpressjournals.org/loi/dram

terça-feira, 8 de julho de 2008

BIBLIOGRAFIA...

museus, etnologia, objectos, colecções...

domingo, 6 de julho de 2008

UK women to become 'tribal wives'

"The BBC is sending six British women to be "second wives" to tribesmen in some of the world's most remote communities."

leia aqui o resto deste espantoso acontecimento...http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/6134750.stm

PARTIR PARA O TERRENO...


a partida para o terreno reveste-se de um conjunto de singularidades que amiúde ficam de fora dos cânones académicos. como por exemplo, o que levar na mochila?
a minha lista para uma deslocação relativamente próxima da minha habitual residência:

- máquina fotografica Canon 350 D
- caderno de campo
-bloco de apontamentos 
-agenda
-caderno pequeno para registo de informantes
-caderno para registo de objectos
-lápiz e canetas
-gravador mp3
-pilhas

 

quinta-feira, 3 de julho de 2008

INVENTÁRIOS...


últimamente, tenho dedicado algum do meu tempo a fotografar e inventariar velhas tecnologias relacionadas com a elevação da água.

WALKING IN A CAVEMAN I

terça-feira, 1 de julho de 2008

LIDER DAS FARC É ANTROPÓLOGO


"Pela primeira vez em sua história, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) serão comandadas por um homem que nasceu na cidade, estudou em uma universidade e viajou para outros países."
neste contexto politico-ideologico-bélico-revolucionário, onde se coloca o antropólogo e onde se coloca o chefe guerrilheiro??

NOVIDADES


Terra Calada - Os Tupinambá na Mata Atlântica do Sul da Bahia Susana de Matos Viegas Editora: 7 Letras
Tema: Antropologia
Ano: 2008
Tipo de capa: Brochada
ISBN 9788575774243 344 págs.