terça-feira, 30 de outubro de 2007

Uma bandoleira de pastor


Bandoleira, Zebreira 2005.

"Fui eu que pus este crucifixo aqui na bandolera, fica aqui bonito"
(Pastor, Zebreira 2005, Extracto do diário de campo nº7, Novembro 2005)

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

CADERNOS PRETOS DE CAPA DURA



"Eu já tinha uns 10 anos e ainda andava descalço, passava por cima dos carapetos e não me queixava, os pés já estavam avesados. Os meus primeiros sapatos foram fêtos pelo sapatero no Rosmaninhal, custaram uns 50$00."

(Entretanto olha para as ovelhas e diz que tem que ir andando para cima)




(Pastor, 85 anos, Rosmaninhal;Extracto do diário de campo nº2, 15 de Fevereiro de 2005)

domingo, 28 de outubro de 2007

A FESTA PASTORIL




"Depois de uma interessante caminhada pelas paisagens pastoris da aldeia do Rosmaninhal, entramos na aldeia pelo lugar onde fica situada a Capela de S. João, aqui neste sagrado lugar deixamos a musica milenar dos povos nómadas, tocada com enorme vitalidade pelo Ricardo e pelo Jorge. Depois, como os milenares nómadas, transitamos pelas ruas da aldeia sob uma sonoridade cósmica e os sorrisos dos habitantes da aldeia acompanharam-nos até nos sentarmos em torno de uma mesa farta. Aqui repousamos como pastores exaustos".

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

FRAGMENTOS DE CARLOS CASTANEDA: A ERVA DO DIABO



Datura Stramonium, Erva-do-Diabo

"Dividi os dados em sectores de conceitos e métodos relacionados e arrumei os sectores hierarquicamente de acordo com sua importância subjectiva - isto é, em termos de impacto que cada qual teve sobre mim. Desse modo cheguei à seguinte classificação: usos de plantas alucinógenas; processos e fórmulas utilizados na feitiçaria; aquisição e manipulação de objectos de poder; usos de plantas medicinais; cançoes e lendas" (Carlos Castaneda, A erva do diabo. Os ensinamentos de Dom Juan).

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Catalogo do Ecomuseu Creusot-Montceau (França)




Brilhante!!

Para Relaxar!


Guadalaviar 2007.

Depois de uma viagem dificil, alguns momentos COOL, Very COOL!!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Museu da Transumancia de Guadalaviar ( Espanha)


Réplica do pastor transumante acompanhado do burro, animal utilizado para transporte das cargas.

"Chegamos finalmente a Guadalaviar, neva intensamente, a estrada, para além de ser estreita, está perigosamente cheia de neve. Arriscamos e conseguimos chegar! Depois de alguns telefonemas, fomos à procura da responsável pelo museu. Pois nesta altura encontra-se fechado, abrindo pontualmente a pedido dos visitantes. Chega a responsável, é bastante prestável, tem a amabilidade de nos fazer uma visita guiada. O museu comporta três pisos, em cada um organizam-se as diferentes temáticas associadas ao mundo pastoril. Entre inúmeras surpresas agradáveis, destaco a leitura que o museu tem efectuado com outras culturas do mundo pastoril ." (Extracto do diário de campo, Março 2007)

terça-feira, 9 de outubro de 2007

A matança do porco


Matança do porco, Monsanto, 2006.

"O porco foi morto em cima de uma pedra. Agora uma mulher mexe o sangue com uma colher de pau para que este não "coalhe". Pergunto-lhe qual a função da pequena laranja que observo no meio entre o sangue, dentro do alguidar. Diz-me que serve para ajudar o sangue a não "coalhar". (Extracto do Diário de Campo - 2006)